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dc.contributor.advisor1Marcia Maria Martins Parreiraspt_BR
dc.creatorSuellen Aparecida de Melo Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:11:17Z-
dc.date.available2019-08-12T09:11:17Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-985FW7-
dc.description.resumoO presente relato de experiência tem por objetivo apresentar e discutir algumas contribuições que a metodologia de ensino por investigação pode oferecer ao processo de ensino-aprendizagem no campo da educação ambiental. Para realizar o trabalho optou-se pela problematização da Lei 9.529/2008, a qual proíbe o uso das sacolinhas plásticas. Esse estudo foi realizado com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Itapecerica, Minas Gerais. Os resultados obtidos apontam que o desenvolvimento de a tividades de viés investigativo, onde se valoriza a mediação do professor e prioriza a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem, constituiu-se em ferramenta singular para a implementação da educação ambiental, contribuindo para os processos de sensibilização, conscientização, mobilização e mudança de atitudes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSacolas plásticaspt_BR
dc.subjectLei 9529/2008pt_BR
dc.subject.otherRefugo de plastico  Aspectos ambientaispt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.titleEnsino por investigação: problematizando a proibição do uso de sacolinhas plásticaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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