Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GAR
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
Autor(es): Wiuba Maria Almeida Melo
primer Tutor: Ivan Pontelo Cançado
Resumen: O objetivo deste trabalho foi analisar a atividade investigativa como estratégia de ensino do conceito de densidade, através da realização e comparação de uma sequência de aula expositiva e uma sequência de aula investigativa em duas turmas de Ensino Médio. Em uma das turmas, foi realizada uma aula expositiva e, em outra, uma sequência investigativa, composta de pesquisa inicial na internet, debate e atividade prática investigativa. Para coleta de dados em ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Em seguida foi aplicado um pós-teste para verificar a aprendizagem. Foram obtidos resultados significativos que evidenciam a eficácia das duas estratégias. Na turma onde aplicamos a sequência investigativa os estudantes apresentaram maior desempenho. O tempo necessário para se desenvolver uma sequência de ensino investigativa foi um fator limitador dessa estratégia de ensino.
Asunto: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GAR
Fecha del documento: 7-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdf613.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.