Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GAR
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas |
Autor(es): | Wiuba Maria Almeida Melo |
primer Tutor: | Ivan Pontelo Cançado |
Resumen: | O objetivo deste trabalho foi analisar a atividade investigativa como estratégia de ensino do conceito de densidade, através da realização e comparação de uma sequência de aula expositiva e uma sequência de aula investigativa em duas turmas de Ensino Médio. Em uma das turmas, foi realizada uma aula expositiva e, em outra, uma sequência investigativa, composta de pesquisa inicial na internet, debate e atividade prática investigativa. Para coleta de dados em ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Em seguida foi aplicado um pós-teste para verificar a aprendizagem. Foram obtidos resultados significativos que evidenciam a eficácia das duas estratégias. Na turma onde aplicamos a sequência investigativa os estudantes apresentaram maior desempenho. O tempo necessário para se desenvolver uma sequência de ensino investigativa foi um fator limitador dessa estratégia de ensino. |
Asunto: | Educação Ciência Estudo e ensino Quimica Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GAR |
Fecha del documento: | 7-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdf | 613.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.