Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GAR
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
Autor(es): Wiuba Maria Almeida Melo
Primeiro Orientador: Ivan Pontelo Cançado
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a atividade investigativa como estratégia de ensino do conceito de densidade, através da realização e comparação de uma sequência de aula expositiva e uma sequência de aula investigativa em duas turmas de Ensino Médio. Em uma das turmas, foi realizada uma aula expositiva e, em outra, uma sequência investigativa, composta de pesquisa inicial na internet, debate e atividade prática investigativa. Para coleta de dados em ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Em seguida foi aplicado um pós-teste para verificar a aprendizagem. Foram obtidos resultados significativos que evidenciam a eficácia das duas estratégias. Na turma onde aplicamos a sequência investigativa os estudantes apresentaram maior desempenho. O tempo necessário para se desenvolver uma sequência de ensino investigativa foi um fator limitador dessa estratégia de ensino.
Assunto: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GAR
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdf613.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.