Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98JU5H
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A gestão do conhecimento em organizações: um estudo de modelos de referência
Autor(es): Erika Siqueira Novy
Primeiro Orientador: Marta Macedo Kerr Pinheiro
Resumo: Este trabalho realizou um estudo documental desenvolvido a partir de fontes bibliográficas, constituído principalmente de livros, com a intenção de consultar obras exemplares. O objetivo foi verificar se abordagens conceituais de modelos de referência apresentados por Nonaka e Takeuchi (1998), Choo (2006) e Gilbert Probst et al (2002) podem vir a nortear o processo de gestão do conhecimento para as organizações de forma, ao mesmo tempo, ampliada e aplicável. A pesquisa investigou nas literaturas da área de ciência da informação a importância da GC para as organizações. Os resultados obtidos mostram que as empresas devem utilizar uma abordagem que veja a organização como uma comunidade humana, cujo conhecimento dos integrantes representa o diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. É através do conhecimento que se baseiam as competências competitivas essenciais. Concluiu-se que o ambiente organizacional deve propiciar a interação dos indivíduos para que experiências sejam compartilhadas. As organizações devem fornecer um contexto apropriado para facilitação das atividades em grupo e para criação e acúmulo de conhecimento em nível individual.
Assunto: Ciência da Informação Pesquisa
Processo decisório
Gestão do conhecimento
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98JU5H
Data do documento: 1-Jan-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc__rika_siqueira_novy.pdf479.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.