Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFTE
Type: Monografias de Especialização
Title: Relato de experiência: o ensino do tema fermentação numa perspectiva investigativa
Authors: Wellington Rodrigues Teixeira
First Advisor: Rosilene Siray Bicalho
Abstract: Em função das necessidades de mudanças nas propostas de ensino para uma maior valorização da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, o ensino investigativo propõe que o aluno seja o construtor de seu próprio conhecimento e o professor passa de detentor deste conhecimento para um mediador. Através de uma proposta investigativa este trabalho visa verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre uma das etapas do tema fermentação alcoólica. Os instrumentos para avaliação foram: aplicação de um questionário contendo questões sobre o tema, aplicado para as turmas participantes,observação do pesquisador e análise dos relatórios. Os resultados mostraram que o método investigativo de ensino tem um grande potencial a ser explorado mas exige tempo para sua implantação e adaptação. Foi possível constatar também que o método investigativo exige muito empenho do professor na elaboração e aplicação das atividades. De um modo geral, os alunos do método investigativo assimilam melhor o tema e demonstram mais facilmente as dificuldades no entendimento do processo ou objeto estudado se comparado ao ensino tradicional transmissivo.
Subject: Educação
Fermentação
Ciência  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFTE
Issue Date: 15-Dec-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relato_de_experi_ncia____final___para_fae_wellington_2012.pdf256.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.