Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXL
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
Autor(es): Vanessa Aparecida da Silva
Primeiro Orientador: Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezende
Resumo: Neste trabalho de pesquisa, buscou-se investigar a prática pedagógica de uma professora em suas aulas de Ciências, durante a construção do conceito científico do processo da fotossíntese, numa turma de 5º ano Ensino Fundamental da Escola Municipal José Vilaça Guimarães, localizada em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além disso, propor uma atividade investigativa para o tema fotossíntese. A pesquisa é de natureza qualitativa e discute as estratégias de ensino usadas pela professora com relação à LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e às Matrizes Curriculares de Betim. As aulas de Ciências que abordavam o tema fotossíntese foram acompanhadas, gravadas em áudio e vídeo e uma entrevista semiestruturada foi realizada com a professora pesquisada. Os resultados indicam que a professora não faz planejamentos diários ou mensais o que, possivelmente, contribui para a dificuldade em desenvolver atividades investigativas evoluindo para a dificuldade de aprendizagem de conceitos científicos da turma de alunos observada.
Assunto: Educação
Fotossíntese  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXL
Data do documento: 23-Fev-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_revisada.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.