Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXL
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta |
Autor(es): | Vanessa Aparecida da Silva |
primer Tutor: | Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezende |
Resumen: | Neste trabalho de pesquisa, buscou-se investigar a prática pedagógica de uma professora em suas aulas de Ciências, durante a construção do conceito científico do processo da fotossíntese, numa turma de 5º ano Ensino Fundamental da Escola Municipal José Vilaça Guimarães, localizada em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além disso, propor uma atividade investigativa para o tema fotossíntese. A pesquisa é de natureza qualitativa e discute as estratégias de ensino usadas pela professora com relação à LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e às Matrizes Curriculares de Betim. As aulas de Ciências que abordavam o tema fotossíntese foram acompanhadas, gravadas em áudio e vídeo e uma entrevista semiestruturada foi realizada com a professora pesquisada. Os resultados indicam que a professora não faz planejamentos diários ou mensais o que, possivelmente, contribui para a dificuldade em desenvolver atividades investigativas evoluindo para a dificuldade de aprendizagem de conceitos científicos da turma de alunos observada. |
Asunto: | Educação Fotossíntese Estudo e ensino Ciência Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXL |
Fecha del documento: | 23-feb-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_revisada.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.