Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHS
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências
Autor(es): Renata Vieira Saraiva
Primeiro Orientador: Elaine Soares Franca
Resumo: O trabalho discorre sobre a educação formal em espaço não formal de ensino utilizando como estratégia o ensino de ciências por meio de atividades investigativas. Espaços não formais de ensino como o Zoológico apresentam um grande potencial pedagógico que oferece recursos didáticos para o aprendizado de conceitos científicos. O ensino por investigação permite uma mudança na dinâmica do processo de ensino, valorizando a participação do aluno, que se torna não apenas um receptor do conhecimento, mas, sobretudo, um construtor do próprio conhecimento. A abordagem investigativa repensa o currículo escolar tradicional, que deixa o acúmulo de conteúdos e conceitos prontos, passando a ser um currículo em que o aluno participa como construtordo conteúdo. Assim, o objetivo desse trabalho é propor uma atividadeinvestigativa sobre animais ameaçados de extinção utilizando espaço não formal de ensino como o Zoológico.
Assunto: Educação
Ciência  Estudo e ensino
Jardins zoológicos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHS
Data do documento: 23-Fev-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho.pdf270.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.