Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHS
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Proposta de atividade investigativa articulada à visita ao zoológico como estratégia para o ensino de ciências |
Authors: | Renata Vieira Saraiva |
First Advisor: | Elaine Soares Franca |
Abstract: | O trabalho discorre sobre a educação formal em espaço não formal de ensino utilizando como estratégia o ensino de ciências por meio de atividades investigativas. Espaços não formais de ensino como o Zoológico apresentam um grande potencial pedagógico que oferece recursos didáticos para o aprendizado de conceitos científicos. O ensino por investigação permite uma mudança na dinâmica do processo de ensino, valorizando a participação do aluno, que se torna não apenas um receptor do conhecimento, mas, sobretudo, um construtor do próprio conhecimento. A abordagem investigativa repensa o currículo escolar tradicional, que deixa o acúmulo de conteúdos e conceitos prontos, passando a ser um currículo em que o aluno participa como construtordo conteúdo. Assim, o objetivo desse trabalho é propor uma atividadeinvestigativa sobre animais ameaçados de extinção utilizando espaço não formal de ensino como o Zoológico. |
Subject: | Educação Ciência Estudo e ensino Jardins zoológicos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJKHS |
Issue Date: | 23-Feb-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trabalho.pdf | 270.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.