Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZGFH
Tipo: Monografias de Especialização
Título: As estratégias de ensino utilizadas por uma professora das séries iniciais do ensino fundamental para explicar o tema "água no ambiente"
Autor(es): Alessandra Dias da Costa
primer Tutor: Marina de Lima Tavares
primer Co-tutor: Francisco Angelo Coutinho
Resumen: Neste trabalho buscamos identificar a prática pedagógica e as estratégias de ensino utilizadas por uma professora das séries iniciais do ensino fundamental em suas aulas de ciências em uma escola da rede particular de ensino de Minas Gerais no município de Patos de Minas. É uma pesquisa de caráter qualitativo que visa, além do objetivo supracitado, também discutir até que ponto tais estratégias de ensino utilizadas pela professora se aproximam/distanciam das propostas curriculares sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª. a 4. Série (PCN) e Projeto Político Pastoral Pedagógico (PPPP). Para isso, acompanhamos, ao longo de três semanas, a rotina dessa professora em duas turmas de terceiro ano do ensino fundamental, onde ministra suas aulas. As aulas acompanhadas nas duas turmas trataram do tema Água no ambiente. Também realizamos entrevistas com a professora e a coordenadora pedagógica da escola. Os resultados indicam que a professora pesquisada apresenta dificuldades para trabalhar com o ensino do tema Água e Ambiente, tanto relacionadas ao domínio de conceitos científicos quanto de estratégias diferenciadas de ensino. Tais dificuldades são atribuídas à formação inicial da professora no curso de Pedagogia. Notamos também que a professora tem conhecimento dos documentos PPPP e PCNs e que, para trabalhar o tema Água no ambiente em suas aulas, usa parcialmente suas orientações. Concluímos, dessa forma, que é necessário um maior investimento na formação de professores de ciências, tanto inicial quanto na continuada
Asunto: Prática de ensino  
Professores  
Meio ambiente Estudo e ensino  
Água Estudo e ensino  
Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZGFH
Fecha del documento: 18-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_alessandra.pdf517.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.