Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZGFH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Francisco Angelo Coutinho | pt_BR |
dc.creator | Alessandra Dias da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T01:16:46Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T01:16:46Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZGFH | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho buscamos identificar a prática pedagógica e as estratégias de ensino utilizadas por uma professora das séries iniciais do ensino fundamental em suas aulas de ciências em uma escola da rede particular de ensino de Minas Gerais no município de Patos de Minas. É uma pesquisa de caráter qualitativo que visa, além do objetivo supracitado, também discutir até que ponto tais estratégias de ensino utilizadas pela professora se aproximam/distanciam das propostas curriculares sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª. a 4. Série (PCN) e Projeto Político Pastoral Pedagógico (PPPP). Para isso, acompanhamos, ao longo de três semanas, a rotina dessa professora em duas turmas de terceiro ano do ensino fundamental, onde ministra suas aulas. As aulas acompanhadas nas duas turmas trataram do tema Água no ambiente. Também realizamos entrevistas com a professora e a coordenadora pedagógica da escola. Os resultados indicam que a professora pesquisada apresenta dificuldades para trabalhar com o ensino do tema Água e Ambiente, tanto relacionadas ao domínio de conceitos científicos quanto de estratégias diferenciadas de ensino. Tais dificuldades são atribuídas à formação inicial da professora no curso de Pedagogia. Notamos também que a professora tem conhecimento dos documentos PPPP e PCNs e que, para trabalhar o tema Água no ambiente em suas aulas, usa parcialmente suas orientações. Concluímos, dessa forma, que é necessário um maior investimento na formação de professores de ciências, tanto inicial quanto na continuada | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject | Água no ambiente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Reforma curricular no ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores | pt_BR |
dc.subject.other | Meio ambiente Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Água Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | As estratégias de ensino utilizadas por uma professora das séries iniciais do ensino fundamental para explicar o tema "água no ambiente" | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_alessandra.pdf | 517.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.