Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZGFH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Francisco Angelo Coutinhopt_BR
dc.creatorAlessandra Dias da Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T01:16:46Z-
dc.date.available2019-08-14T01:16:46Z-
dc.date.issued2010-12-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZGFH-
dc.description.resumoNeste trabalho buscamos identificar a prática pedagógica e as estratégias de ensino utilizadas por uma professora das séries iniciais do ensino fundamental em suas aulas de ciências em uma escola da rede particular de ensino de Minas Gerais no município de Patos de Minas. É uma pesquisa de caráter qualitativo que visa, além do objetivo supracitado, também discutir até que ponto tais estratégias de ensino utilizadas pela professora se aproximam/distanciam das propostas curriculares sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª. a 4. Série (PCN) e Projeto Político Pastoral Pedagógico (PPPP). Para isso, acompanhamos, ao longo de três semanas, a rotina dessa professora em duas turmas de terceiro ano do ensino fundamental, onde ministra suas aulas. As aulas acompanhadas nas duas turmas trataram do tema Água no ambiente. Também realizamos entrevistas com a professora e a coordenadora pedagógica da escola. Os resultados indicam que a professora pesquisada apresenta dificuldades para trabalhar com o ensino do tema Água e Ambiente, tanto relacionadas ao domínio de conceitos científicos quanto de estratégias diferenciadas de ensino. Tais dificuldades são atribuídas à formação inicial da professora no curso de Pedagogia. Notamos também que a professora tem conhecimento dos documentos PPPP e PCNs e que, para trabalhar o tema Água no ambiente em suas aulas, usa parcialmente suas orientações. Concluímos, dessa forma, que é necessário um maior investimento na formação de professores de ciências, tanto inicial quanto na continuadapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectÁgua no ambientept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectReforma curricular no ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherPrática de ensino  pt_BR
dc.subject.otherProfessores  pt_BR
dc.subject.otherMeio ambiente Estudo e ensino  pt_BR
dc.subject.otherÁgua Estudo e ensino  pt_BR
dc.subject.otherCiências (Primeiro grau) Estudo e ensino  pt_BR
dc.titleAs estratégias de ensino utilizadas por uma professora das séries iniciais do ensino fundamental para explicar o tema "água no ambiente"pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_alessandra.pdf517.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.