Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BNHFX
Type: Tese de Doutorado
Title: O bom gosto pelas margens: motivações sociais no consumo de produtos piratas
Authors: Alexandre Gouvea Ladeira
First Advisor: Francisco Coelho dos Santos
Abstract: O objetivo da presente investigação consiste em compreender algumas das motivações que exercem influência sob o sentido da ação consumidora dos indivíduos levando-os à opção pelos produtos provenientes do mercado da pirataria em contextos nos quais existe a possibilidade de escolha por bens originais. Para tanto, pode-se dizer que esse trabalho encontra-se dividido em três grandes blocos, cada qual enfocando assuntos específicos, mas que são todos convergentes ao final. Sendo assim, o primeiro bloco procura, partindo do processo de consolidação da chamada cultura de consumo e da crescente precarização da esfera do trabalho, mostrar uma possível imbricação desses dois fenômenos no desenvolvimento da indústria da pirataria. O segundo bloco, por sua vez, visa sintetizar algumas perspectivas sociológicas já consolidadas e que tentam dar conta de explicar o comportamento consumidor, perspectivas essas descritas ao longo de três capítulos cada qual abordando uma tradição ou corrente específica. Já o terceiro bloco apresenta uma investigação de caráter empírico junto a um grupo de consumidores de pirataria, visando uma melhor compreensão de seus discursos e ações e comparando-os, em perspectiva, aos modelos abstratos já existentes na teoria social. Partindo do pressuposto de que as motivações para esse consumo não se restringem a questões de cunho puramente econômico, aqui se pretende apontar quais são as outras razões que impulsionam o consumidor nessa direção, algo que tem feito desse mercado uma realidade em constante processo de expansão. Além disso, aqui se espera descobrir em que medida podem ser os modelos teóricos já existentes preditivos para explicar também o comportamento do consumidor de pirataria, ou se pelo contrário estão eles estanques, algo que demandaria, acerca desse sujeito, todo um novo exercício de teorização
Abstract: The goal of this research is to try to understand some of the possible motivations that might influence peoples consuming actions, leading them to the fake products instead of the original ones. Therefore, this work is divided into three main blocks, each of them focusing on specific issues, but is expected that they are all converging in the end. The first block, starting with the process of "consumer society" consolidation and the labor precariousness increasing, suggest a possible overlap of these two phenomena in the piracy industry development. The second block seeks to brief some of the sociological perspectives, already consolidated, that attempt to explain the consumer behavior, describing these perspectives over three chapters, each of them addressed to specific tradition or specific current. The third block, finally, performs an empirical research with a group of piracy consumers, seeking a better understanding of their speeches and actions, comparing the speeches and actions with the existing abstract models of social theory. Assuming that the motivations for such behavior are not purely restricted to economic matters, here is expected to find out which are the other reasons that drive the consumer in that direction, such reasons that has made this market becomes real and in constant expansion process. Also is expected here to find out how the existing theoretical models could explain the piracy consumer behavior, or, on the contrary, they are stagnant and, therefore, demand a new theorizing exercise around this subject
Subject: Sociologia
Consumo (Economia) Aspectos sociais
Pirataria (Direitos autorais)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BNHFX
Issue Date: 28-Feb-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_bom_gosto_pelas_margens___tese.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.