Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2JP3
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O uso do computador em sala de aula: uma reflexão sobre o ensino de leitura e produção de poemas
Autor(es): Genário Banfi
Primeiro Orientador: Ana Cristina Fricke Matte
Primeiro membro da banca : Janaina de Assis Rufino
Segundo membro da banca: Adelma Lucia de Oliveira Silva Araújo
Resumo: Este trabalho apresenta os percursos e os resultados obtidos por meio de um projeto de produção de poemas realizado com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Silveira. Especificamente, demonstra as sequências didáticas realizadas nas duas etapas do desenvolvimento dessa atividade. A primeira etapa refere-se ao início do projeto através de pesquisas no computador sobre alguns dos poetas da literatura brasileira. Já a segunda está relacionada à produção de poemas dos próprios alunos no computador. As considerações obtidas com a aplicação desse projeto tiveram como pressupostos teóricos, os estudos sobre o processo de Ensino/Aprendizagem no contexto digital desenvolvidos por Coscarelli (1998), (2010) e Marcuschi (2010) dentre outros. Além disso, tomaram-se como base as propostas dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). O objetivo é expor como o uso do computador, no processo de ensino e aprendizagem do texto e leitura de poemas, pode ser realizado e como os recursos que disponibiliza, como por exemplo, as relações hipertextuais, se constituem enquanto estratégias inovadoras e abrangentes no que se refere à variedade, à ressignificação do contexto de aprendizagem. Com isso, pôde-se traçar um quadro do trabalho didático efetivo realizado no espaço computacional. Nesse sentido, por um lado, o estudo concluiu que o computador, enquanto ferramenta interativa com a prática didática favorece e enriquece positivamente o processo de ensino e produção, criando um ambiente de aprendizagem mais significativo e motivado para o educando. Por outro lado, esse projeto também evidencia a necessidade de se pensar sobre a questão do engajamento e das competências necessárias ao professor diante dessa ferramenta de ensino.
Assunto: Língua portuguesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2JP3
Data do documento: 21-Jun-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capas_finais_universidade_federal_de_minas_gerais_genario_pa.pdf42.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
monografia_final_gen_rio_para_encadena__o_1.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.