Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2JP3
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O uso do computador em sala de aula: uma reflexão sobre o ensino de leitura e produção de poemas |
Autor(es): | Genário Banfi |
Primeiro Orientador: | Ana Cristina Fricke Matte |
Primeiro membro da banca : | Janaina de Assis Rufino |
Segundo membro da banca: | Adelma Lucia de Oliveira Silva Araújo |
Resumo: | Este trabalho apresenta os percursos e os resultados obtidos por meio de um projeto de produção de poemas realizado com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Silveira. Especificamente, demonstra as sequências didáticas realizadas nas duas etapas do desenvolvimento dessa atividade. A primeira etapa refere-se ao início do projeto através de pesquisas no computador sobre alguns dos poetas da literatura brasileira. Já a segunda está relacionada à produção de poemas dos próprios alunos no computador. As considerações obtidas com a aplicação desse projeto tiveram como pressupostos teóricos, os estudos sobre o processo de Ensino/Aprendizagem no contexto digital desenvolvidos por Coscarelli (1998), (2010) e Marcuschi (2010) dentre outros. Além disso, tomaram-se como base as propostas dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). O objetivo é expor como o uso do computador, no processo de ensino e aprendizagem do texto e leitura de poemas, pode ser realizado e como os recursos que disponibiliza, como por exemplo, as relações hipertextuais, se constituem enquanto estratégias inovadoras e abrangentes no que se refere à variedade, à ressignificação do contexto de aprendizagem. Com isso, pôde-se traçar um quadro do trabalho didático efetivo realizado no espaço computacional. Nesse sentido, por um lado, o estudo concluiu que o computador, enquanto ferramenta interativa com a prática didática favorece e enriquece positivamente o processo de ensino e produção, criando um ambiente de aprendizagem mais significativo e motivado para o educando. Por outro lado, esse projeto também evidencia a necessidade de se pensar sobre a questão do engajamento e das competências necessárias ao professor diante dessa ferramenta de ensino. |
Assunto: | Língua portuguesa Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2JP3 |
Data do documento: | 21-Jun-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
capas_finais_universidade_federal_de_minas_gerais_genario_pa.pdf | 42.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
monografia_final_gen_rio_para_encadena__o_1.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.