Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2JP3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Cristina Fricke Matte | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Janaina de Assis Rufino | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Adelma Lucia de Oliveira Silva Araújo | pt_BR |
dc.creator | Genário Banfi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T12:21:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T12:21:56Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2JP3 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os percursos e os resultados obtidos por meio de um projeto de produção de poemas realizado com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Silveira. Especificamente, demonstra as sequências didáticas realizadas nas duas etapas do desenvolvimento dessa atividade. A primeira etapa refere-se ao início do projeto através de pesquisas no computador sobre alguns dos poetas da literatura brasileira. Já a segunda está relacionada à produção de poemas dos próprios alunos no computador. As considerações obtidas com a aplicação desse projeto tiveram como pressupostos teóricos, os estudos sobre o processo de Ensino/Aprendizagem no contexto digital desenvolvidos por Coscarelli (1998), (2010) e Marcuschi (2010) dentre outros. Além disso, tomaram-se como base as propostas dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). O objetivo é expor como o uso do computador, no processo de ensino e aprendizagem do texto e leitura de poemas, pode ser realizado e como os recursos que disponibiliza, como por exemplo, as relações hipertextuais, se constituem enquanto estratégias inovadoras e abrangentes no que se refere à variedade, à ressignificação do contexto de aprendizagem. Com isso, pôde-se traçar um quadro do trabalho didático efetivo realizado no espaço computacional. Nesse sentido, por um lado, o estudo concluiu que o computador, enquanto ferramenta interativa com a prática didática favorece e enriquece positivamente o processo de ensino e produção, criando um ambiente de aprendizagem mais significativo e motivado para o educando. Por outro lado, esse projeto também evidencia a necessidade de se pensar sobre a questão do engajamento e das competências necessárias ao professor diante dessa ferramenta de ensino. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O uso do computador em sala de aula: uma reflexão sobre o ensino de leitura e produção de poemas | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
capas_finais_universidade_federal_de_minas_gerais_genario_pa.pdf | 42.03 kB | Adobe PDF | View/Open | |
monografia_final_gen_rio_para_encadena__o_1.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.