Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2JP3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Cristina Fricke Mattept_BR
dc.contributor.referee1Janaina de Assis Rufinopt_BR
dc.contributor.referee2Adelma Lucia de Oliveira Silva Araújopt_BR
dc.creatorGenário Banfipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T12:21:56Z-
dc.date.available2019-08-11T12:21:56Z-
dc.date.issued2011-06-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2JP3-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os percursos e os resultados obtidos por meio de um projeto de produção de poemas realizado com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Silveira. Especificamente, demonstra as sequências didáticas realizadas nas duas etapas do desenvolvimento dessa atividade. A primeira etapa refere-se ao início do projeto através de pesquisas no computador sobre alguns dos poetas da literatura brasileira. Já a segunda está relacionada à produção de poemas dos próprios alunos no computador. As considerações obtidas com a aplicação desse projeto tiveram como pressupostos teóricos, os estudos sobre o processo de Ensino/Aprendizagem no contexto digital desenvolvidos por Coscarelli (1998), (2010) e Marcuschi (2010) dentre outros. Além disso, tomaram-se como base as propostas dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). O objetivo é expor como o uso do computador, no processo de ensino e aprendizagem do texto e leitura de poemas, pode ser realizado e como os recursos que disponibiliza, como por exemplo, as relações hipertextuais, se constituem enquanto estratégias inovadoras e abrangentes no que se refere à variedade, à ressignificação do contexto de aprendizagem. Com isso, pôde-se traçar um quadro do trabalho didático efetivo realizado no espaço computacional. Nesse sentido, por um lado, o estudo concluiu que o computador, enquanto ferramenta interativa com a prática didática favorece e enriquece positivamente o processo de ensino e produção, criando um ambiente de aprendizagem mais significativo e motivado para o educando. Por outro lado, esse projeto também evidencia a necessidade de se pensar sobre a questão do engajamento e das competências necessárias ao professor diante dessa ferramenta de ensino.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso do computador em sala de aula: uma reflexão sobre o ensino de leitura e produção de poemaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.