Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2KBQ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Discursos sobre norma linguística: um estudo comparativo entre revistas sobre língua portuguesa
Autor(es): Pollianny Nazare de Moraes Guerra
Primeiro Orientador: Antonio Augusto Moreira de Faria
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre benefícios que revistas sobre Língua Portuguesa podem trazer aos professores. Para isso, são analisados textos de duas revistas voltadas para os professores de Português: Formalidade em Excesso, da Revista Língua Portuguesa (Editora Segmento), e Abismo do padrão, da Revista Língua Portuguesa: conhecimento prático (Editora Escala). Nestes textos os autores tratam das variedades linguísticas e defendem que elas devem ser consideradas complementares, pois não há superioridade entre elas.Para fazer a leitura analítica dos textos, foram usados alguns conceitos da Análise do Discurso: ideologia, discurso, sujeito, posição-sujeito e efeitos de sentido. Essa teoria foi utilizada para construir um possível percurso de leitura dos textos em questão com intuito de estabelecer possibilidades sobre os efeitos de sentidos que essa leitura poderá gerar e de saber como esses efeitos poderiam refletir-se no ensino de Língua Portuguesa.Finaliza-se o trabalho com uma explanação sobre os benefícios profissionais que textos como os exemplificados podem trazer ao professor de português, que tem a possibilidade de repensar a sua prática.
Abstract: Este trabajo tiene el objetivo de reflexionar sobre los beneficios que revistas sobre Lengua Portuguesa pueden traer a los profesores de Portugués. Para eso, son analizados textos de dos revistas: Formalidade em Excesso, de la Revista Língua Portuguesa (Editora Segmento), y Abismo do padrão, de la Revista Língua Portuguesa: conhecimento prático (Editora Escala). En esos textos los autores tratan sobre las variedades lingüísticas, consideradas complementares, pues no hay superioridad entre ellas.Para hacer la lectura analítica de los textos, fueran usados algunos conceptos de la Análisis del Discurso: ideología, discurso, sujeto, posición sujeto y efectos de sentido. Esa teoría fue utilizada para construir un posible camino de lectura de los textos escogidos con el intento de establecer posibilidades sobre los efectos de sentidos que esa lectura podrá generar y de saber como eses efectos podrían refletar en la enseñanza de Lengua Portuguesa.En el fin del trabajo, se hace una explanación de los beneficios profesionales que la lectura de textos como los ejemplificados puede traer al profesor de portugués, que tiene la posibilidad de repensar su práctica.
Assunto: Língua portuguesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2KBQ
Data do documento: 20-Set-2011
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