Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2KBQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Augusto Moreira de Fariapt_BR
dc.creatorPollianny Nazare de Moraes Guerrapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:51:48Z-
dc.date.available2019-08-14T21:51:48Z-
dc.date.issued2011-09-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C2KBQ-
dc.description.abstractEste trabajo tiene el objetivo de reflexionar sobre los beneficios que revistas sobre Lengua Portuguesa pueden traer a los profesores de Portugués. Para eso, son analizados textos de dos revistas: Formalidade em Excesso, de la Revista Língua Portuguesa (Editora Segmento), y Abismo do padrão, de la Revista Língua Portuguesa: conhecimento prático (Editora Escala). En esos textos los autores tratan sobre las variedades lingüísticas, consideradas complementares, pues no hay superioridad entre ellas.Para hacer la lectura analítica de los textos, fueran usados algunos conceptos de la Análisis del Discurso: ideología, discurso, sujeto, posición sujeto y efectos de sentido. Esa teoría fue utilizada para construir un posible camino de lectura de los textos escogidos con el intento de establecer posibilidades sobre los efectos de sentidos que esa lectura podrá generar y de saber como eses efectos podrían refletar en la enseñanza de Lengua Portuguesa.En el fin del trabajo, se hace una explanación de los beneficios profesionales que la lectura de textos como los ejemplificados puede traer al profesor de portugués, que tiene la posibilidad de repensar su práctica.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de refletir sobre benefícios que revistas sobre Língua Portuguesa podem trazer aos professores. Para isso, são analisados textos de duas revistas voltadas para os professores de Português: Formalidade em Excesso, da Revista Língua Portuguesa (Editora Segmento), e Abismo do padrão, da Revista Língua Portuguesa: conhecimento prático (Editora Escala). Nestes textos os autores tratam das variedades linguísticas e defendem que elas devem ser consideradas complementares, pois não há superioridade entre elas.Para fazer a leitura analítica dos textos, foram usados alguns conceitos da Análise do Discurso: ideologia, discurso, sujeito, posição-sujeito e efeitos de sentido. Essa teoria foi utilizada para construir um possível percurso de leitura dos textos em questão com intuito de estabelecer possibilidades sobre os efeitos de sentidos que essa leitura poderá gerar e de saber como esses efeitos poderiam refletir-se no ensino de Língua Portuguesa.Finaliza-se o trabalho com uma explanação sobre os benefícios profissionais que textos como os exemplificados podem trazer ao professor de português, que tem a possibilidade de repensar a sua prática.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTexto e discursopt_BR
dc.subjectRevistaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectVariedade linguísticapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDiscursos sobre norma linguística: um estudo comparativo entre revistas sobre língua portuguesapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
definitiva_pollianny_monografia_de_especializa__o.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.