Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CHGDN
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Aspectos culturais relacionados à gestão, parto e puerpério e sua importância para as estratégias de educação em saúde: um levantamento bibliográfico |
Authors: | Fernanda Gonçalves Ferreira |
First Advisor: | Salime Cristina Haddad |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo buscar na produção científica estudos sobre as crenças e práticas relacionadas à gestação, parto e puerpério e identificar as ações em educação em saúde que valorizem o contexto cultural-social-político em que estão inseridas as famílias. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica narrativa, com pesquisa nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. As influências culturais, advindas da interação entre as pessoas, estão presentes em todas as fases do ciclo gravídico, moldando os comportamentos das mães no cuidado com os recém-nascidos. Várias metodologias de educação em saúde têm sido utilizadas no acompanhamento da gestação por profissionais de saúde, como educação em saúde participativa, grupos de gestante e o método pesquisaação, onde os participantes participam de toda a elaboração do processo. Além disso, os resultados reforçam que deve sempre haver compartilhamento e negociação entre práticas populares e científicas, sem imposição de idéias. |
Abstract: | This study aimed to look at scientific studies on the beliefs and practices related to pregnancy, childbirth and postpartum and identify actions in health education appreciate the cultural-social-political environment in which they operate their families. The methodology used was a narrative review, with research bases Scielo and Google Scholar. Cultural influences, coming from the interaction between persons are present in all phases of pregnancy, shaping the behaviors of mothers in caring for the newborns. Several methodologies health education has been used in the monitoring of gestation health professionals, such as health education participatory groups of pregnant women. The method of action-research, where attendees participate in the preparation of all process, in addition, the results emphasize that there must always be sharing and negotiation between popular and scientific practices, without imposing ideas. |
Subject: | Estratégia Saúde da Familía |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CHGDN |
Issue Date: | 2-Jul-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_fernanda_gol_alves_ferreira.pdf | 121.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.