Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSFQB
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A relação entre as provas de seleção do CEFET de Itabirito e os PCN quanto aos objetivos do ensino/aprendizagem de Ciências, considerando as atuais propostas nesta área de ensino |
Autor(es): | Jaime Guimarães de Oliveira Martins |
primer Tutor: | Francisco Angelo Coutinho |
Resumen: | Impulsionado pela indignação pelas provas de seleção de instituições de ensino técnico-científico e por outras seletivas, como os vestibulares, surgiu o interesse na realização deste trabalho. O que os educadores pretendem avaliar ao propor determinadas questões sobre Ciências Naturais nestas provas? O que podemos observar nas últimas décadas são concursos muito mais excludentes do que avaliadores de conhecimentos e capacidades, que teriam o intuito de captar alunos talentosos. Baseado nesses questionamentos, um levantamento prévio sobre a literatura especializada foi feito para averiguar os atuais objetivos do ensino de ciências. A metodologia de análise de conteúdo foi eleita para melhor extrair dos textos os objetivos e propostas desejados. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) também foram analisados acerca dos objetivos, pois são documentos de orientação pedagógica oficiais sobre o ensino de Ciências Naturais e de abrangência nacional. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do CEFET-MG também foi objeto de estudo, pois as provas analisadas no presente trabalho foram as de seleção de alunos dessa instituição de ensino. E, finalmente, as provas de seleção do CEFET-MG (pólo Itabirito) tiveram suas questões de biologia analisadas, a fim de se levantar os objetivos dos professores ao proporem tais questões. Ao final do trabalho, observou-se uma incoerência entre as orientações dos documentos de orientação pedagógica oficiais e institucionais, a literatura especializada e as questões das provas propriamente ditas, tomando-se por base as atuais propostas sobre o ensino de Ciências Naturais em nível mundial. |
Asunto: | Educação Exame vestibular Curriculos Ciência Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSFQB |
Fecha del documento: | 10-jul-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
enciiv_jaime_monografia.pdf | 524.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.