Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSFQB
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A relação entre as provas de seleção do CEFET de Itabirito e os PCN quanto aos objetivos do ensino/aprendizagem de Ciências, considerando as atuais propostas nesta área de ensino
Autor(es): Jaime Guimarães de Oliveira Martins
Primeiro Orientador: Francisco Angelo Coutinho
Resumo: Impulsionado pela indignação pelas provas de seleção de instituições de ensino técnico-científico e por outras seletivas, como os vestibulares, surgiu o interesse na realização deste trabalho. O que os educadores pretendem avaliar ao propor determinadas questões sobre Ciências Naturais nestas provas? O que podemos observar nas últimas décadas são concursos muito mais excludentes do que avaliadores de conhecimentos e capacidades, que teriam o intuito de captar alunos talentosos. Baseado nesses questionamentos, um levantamento prévio sobre a literatura especializada foi feito para averiguar os atuais objetivos do ensino de ciências. A metodologia de análise de conteúdo foi eleita para melhor extrair dos textos os objetivos e propostas desejados. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) também foram analisados acerca dos objetivos, pois são documentos de orientação pedagógica oficiais sobre o ensino de Ciências Naturais e de abrangência nacional. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do CEFET-MG também foi objeto de estudo, pois as provas analisadas no presente trabalho foram as de seleção de alunos dessa instituição de ensino. E, finalmente, as provas de seleção do CEFET-MG (pólo Itabirito) tiveram suas questões de biologia analisadas, a fim de se levantar os objetivos dos professores ao proporem tais questões. Ao final do trabalho, observou-se uma incoerência entre as orientações dos documentos de orientação pedagógica oficiais e institucionais, a literatura especializada e as questões das provas propriamente ditas, tomando-se por base as atuais propostas sobre o ensino de Ciências Naturais em nível mundial.
Assunto: Educação
Exame vestibular
Curriculos
Ciência  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSFQB
Data do documento: 10-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
enciiv_jaime_monografia.pdf524.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.