Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSFQB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisco Angelo Coutinhopt_BR
dc.creatorJaime Guimarães de Oliveira Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:26:31Z-
dc.date.available2019-08-10T16:26:31Z-
dc.date.issued2013-07-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSFQB-
dc.description.resumoImpulsionado pela indignação pelas provas de seleção de instituições de ensino técnico-científico e por outras seletivas, como os vestibulares, surgiu o interesse na realização deste trabalho. O que os educadores pretendem avaliar ao propor determinadas questões sobre Ciências Naturais nestas provas? O que podemos observar nas últimas décadas são concursos muito mais excludentes do que avaliadores de conhecimentos e capacidades, que teriam o intuito de captar alunos talentosos. Baseado nesses questionamentos, um levantamento prévio sobre a literatura especializada foi feito para averiguar os atuais objetivos do ensino de ciências. A metodologia de análise de conteúdo foi eleita para melhor extrair dos textos os objetivos e propostas desejados. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) também foram analisados acerca dos objetivos, pois são documentos de orientação pedagógica oficiais sobre o ensino de Ciências Naturais e de abrangência nacional. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do CEFET-MG também foi objeto de estudo, pois as provas analisadas no presente trabalho foram as de seleção de alunos dessa instituição de ensino. E, finalmente, as provas de seleção do CEFET-MG (pólo Itabirito) tiveram suas questões de biologia analisadas, a fim de se levantar os objetivos dos professores ao proporem tais questões. Ao final do trabalho, observou-se uma incoerência entre as orientações dos documentos de orientação pedagógica oficiais e institucionais, a literatura especializada e as questões das provas propriamente ditas, tomando-se por base as atuais propostas sobre o ensino de Ciências Naturais em nível mundial.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências Por Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherExame vestibularpt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA relação entre as provas de seleção do CEFET de Itabirito e os PCN quanto aos objetivos do ensino/aprendizagem de Ciências, considerando as atuais propostas nesta área de ensinopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
enciiv_jaime_monografia.pdf524.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.