Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKCW
Type: Monografias de Especialização
Title: Metodologia para o ensino da ilustração infantil: reflexões e complementações
Authors: Juliane Assis Figueiredo
First Advisor: Rita Lages Rodrigues
First Referee: Melissa Etelvina Oliveira Rocha
Abstract: Esta pesquisa pretende ser um subsídio teórico e prático tanto para professores quanto para alunos interessados na arte da ilustração. Ela faz a apresentação de uma metodologia de ensino da ilustração infantil para jovens e adultos, descrevendo suas atividades práticas e parte de sua teoria. Posteriormente a essa etapa, são selecionados alguns pontos relevantes, positivos e/ou negativos do conteúdo apresentado, para se fazer uma reflexão sobre eles, através de análise e crítica. Nessas reflexões, fazem-se readaptações à metodologia aplicada aos alunos do CENEX/EBA, em 2006. Alguns itens da teoria são estudados e complementados em seu conteúdo a fim de trazer uma outra maneira de expor o assunto. Novas sugestões de atividades práticas também são propostas. As readaptações metodológicas pretendem contribuir, para que o ensino da ilustração infantil aconteça de uma forma mais consistente e eficiente. Elas tentam fazer com que o aluno desenvolva sua criatividade para elaborar imagens, pensando nas inúmeras possibilidades gráficas, plásticas, físicas, visuais existentes nas interações entre texto, imagem e suporte. As complementações na metodologia em questão buscam um conteúdo teórico que privilegie a parte formal e conceitual da ilustração. São maneiras de enriquecer o repertório visual do aluno e trazer informações sobre o processo criativo do ilustrador, ajudando-o em sua própria concepção de imagens. Da mesma forma, as complementações na parte prática procuram apresentar atividades que favoreçam a intimidade do aluno com o ato de ilustrar e possibilite a ele desenvolver sua originalidade para criação de imagens.
Abstract: This research intends to be a theoretical and practical subsidy for both teachers and students interested in the art of illustration. It makes the presentation of a methodology of teaching illustration for teenagers and adults, describing its practical activities and part of its theory. After, some relevant points are selected, both positive and/or negative, in order to a make an analytical and critical reflection on them. In these reflections, readaptations are made on the methodology applied to students from CENEX/EBA, in 2006. Some items of theory are studied and complemented in its contents in order to bring another way of putting it. New suggestions for practical activities are also proposed. The methodological readaptations are intended to contribute for the teaching of children's illustration to happen more consistently and efficiently. It tries to get the students to develop their creativity to produce images, thinking in the multiples graphic, plastic, visual and physical possibilities existing in the interactions between text, image and support. The additions in the methodology seek a theoretical content that privileges the formal and conceptual part of the illustration. These are ways to enhance the visual repertoire of the student and provide information about the creative process of the illustrator, helping him to design your own images. Likewise, the additions in the practice seeks to present activities that foster the intimacy of the student with the act of illustrating and allow him to develop his originality for the images creation.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZKCW
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_juliane_assis_figueiredo_ita__1_.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.