Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2H84
Type: Monografias de Especialização
Title: Abrindo horizontes para a Arte através do desenho: uma experiência na Escola Estadual General Oswaldo Pinto da Veiga - Conselheiro Lafaiete
Authors: Adelza Mendes Dias Franca
First Advisor: Antonia Dolores Belico Soares
First Referee: Joao Augusto Cristeli de Oliveira
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual Oswaldo Pinto da Veiga (Conselheiro Lafaiete) em uma turma do Projeto Tempo Integral com alunos do 4º e 5º anos. O objetivo da pesquisa era acompanhar o planejamento, desenvolvimento e conclusão de uma proposta de ensino de Artes Visuais que teve como referência a técnica desenho. Tal proposta consistiu em apresentar aos alunos o trabalho de alguns artistas plásticos, desenvolver o pensamento, a sensibilidade, o sentimento estético, a criatividade e a socialização dos educandos através dos desenhos. Para a realização do trabalho foram apresentadas obras de artistas plásticos como Romero Britto (Arte Pop), Carlos Scliar e Tarsila do Amaral (Modernismo). Os alunos fizeram desenhos à vista das obras dos artistas escolhidos, que despertaram prazer em desenhar e também ajudaram a manifestar em alguns alunos a perspectiva de se tornarem artistas plásticos no futuro. Também foram feitos desenhos de livre-expressão baseados na experiência de cada aluno, nos quais se revelaram sentimentos e experiências pessoais diversas.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2H84
Issue Date: 15-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adelza_mendes_texto_corrigido_ap_s_defesa.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.