Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2JSX
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A prática da pintura no Ensino Fundamental: relato de uma experiência na E. E. Maria de Magalhães |
Authors: | Angelica Rodrigues Marques Maximiano |
First Advisor: | Fabiana De Lucca Munaier |
First Referee: | Geraldo Freire Loyola |
Abstract: | Considerando-se o ensino das Artes Visuais como uma disciplina indispensável na escola, bem como um elemento da cultura de uma sociedade que está presente na vida das pessoas, esta pesquisa vem apresentar um relato de uma experiência vivenciada na E.E. Maria de Magalhães: A prática da pintura nas séries finais do ensino fundamental. Percebendo que a arte pode contribuir na formação integral do indivíduo, faz-se necessário que ele não só obtenha informações sobre ela, nem somente a aprecie, mas que ele possa criar e experimentar fazer arte. Este trabalho tem um embasamento teórico no estudo da História da pintura, passando também pela citação de alguns suportes e tintas utilizáveis na prática da pintura escolar. O estudo tem por objetivo mostrar a prática da pintura na escola, seus desafios e também resultados. A metodologia da pesquisa consiste em dados históricos, pesquisa de materiais e relato de experiência vivida. Em síntese, concluí-se que é papel do professor e da escola, oportunizar ao aluno vivências que contribuirão para a construção de conhecimento embasada na sensibilidade, na criatividade e na expressividade. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2JSX |
Issue Date: | 14-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_ap_s_defesa_revis_o_fabiana.pdf | 2.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.