Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYNB7
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O ensino de Artes Visuais para cegos: modelagem em cerâmica
Autor(es): Fabiana Simões Temponi Machado
Primeiro Orientador: Verona Campos Segantini
Primeiro membro da banca : Claudia Regina dos Anjos
Resumo: O objetivo desta dissertação foi investigar possibilidades de aprendizagem da Arte para pessoas com deficiência visual. Foram utilizados como referencial as pesquisas de Edson Luiz Defendi sobre Educação Inclusiva (em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos), a fim de utilizá-las para orientar as propostas educativas, no que tange a Educação Especial. Outros autores, como Ana Mae Barbosa e João Francisco Duarte Junior, foram utilizados para explorar novas metodologias de ensino. Através da experiência pessoal da autora como professora de Oficina de Modelagem em Cerâmica, realizada entre os anos de 2009 à 2012, em uma Universidade particular de Governador Valadares, que cedeu o espaço para a realização das aulas, foi possível refletir sobre recursos e estratégias capazes de facilitar a apreensão de técnicas de modelagem em argila, afim de que os alunos pudessem desenvolver peças criativas, úteis e conceituais. As aulas foram realizadas com a supervisão do professor Sebastião Pimenta,ceramista renomado que cedeu o material e, na etapa de aplicação de esmalte e queima das peças, abriu espaço em seu ateliê para realização das tarefas.
Assunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYNB7
Data do documento: 14-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
especializa__o_em_ensino_de_artes_visuais_tcc_fabiana_sim_es_temponi__machado_governador_valadares_final.pdf13.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.