Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYNB7
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O ensino de Artes Visuais para cegos: modelagem em cerâmica |
Authors: | Fabiana Simões Temponi Machado |
First Advisor: | Verona Campos Segantini |
First Referee: | Claudia Regina dos Anjos |
Abstract: | O objetivo desta dissertação foi investigar possibilidades de aprendizagem da Arte para pessoas com deficiência visual. Foram utilizados como referencial as pesquisas de Edson Luiz Defendi sobre Educação Inclusiva (em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos), a fim de utilizá-las para orientar as propostas educativas, no que tange a Educação Especial. Outros autores, como Ana Mae Barbosa e João Francisco Duarte Junior, foram utilizados para explorar novas metodologias de ensino. Através da experiência pessoal da autora como professora de Oficina de Modelagem em Cerâmica, realizada entre os anos de 2009 à 2012, em uma Universidade particular de Governador Valadares, que cedeu o espaço para a realização das aulas, foi possível refletir sobre recursos e estratégias capazes de facilitar a apreensão de técnicas de modelagem em argila, afim de que os alunos pudessem desenvolver peças criativas, úteis e conceituais. As aulas foram realizadas com a supervisão do professor Sebastião Pimenta,ceramista renomado que cedeu o material e, na etapa de aplicação de esmalte e queima das peças, abriu espaço em seu ateliê para realização das tarefas. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYNB7 |
Issue Date: | 14-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
especializa__o_em_ensino_de_artes_visuais_tcc_fabiana_sim_es_temponi__machado_governador_valadares_final.pdf | 13.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.