Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYNB7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Verona Campos Segantinipt_BR
dc.contributor.referee1Claudia Regina dos Anjospt_BR
dc.creatorFabiana Simões Temponi Machadopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:33:49Z-
dc.date.available2019-08-11T06:33:49Z-
dc.date.issued2013-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYNB7-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi investigar possibilidades de aprendizagem da Arte para pessoas com deficiência visual. Foram utilizados como referencial as pesquisas de Edson Luiz Defendi sobre Educação Inclusiva (em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos), a fim de utilizá-las para orientar as propostas educativas, no que tange a Educação Especial. Outros autores, como Ana Mae Barbosa e João Francisco Duarte Junior, foram utilizados para explorar novas metodologias de ensino. Através da experiência pessoal da autora como professora de Oficina de Modelagem em Cerâmica, realizada entre os anos de 2009 à 2012, em uma Universidade particular de Governador Valadares, que cedeu o espaço para a realização das aulas, foi possível refletir sobre recursos e estratégias capazes de facilitar a apreensão de técnicas de modelagem em argila, afim de que os alunos pudessem desenvolver peças criativas, úteis e conceituais. As aulas foram realizadas com a supervisão do professor Sebastião Pimenta,ceramista renomado que cedeu o material e, na etapa de aplicação de esmalte e queima das peças, abriu espaço em seu ateliê para realização das tarefas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleO ensino de Artes Visuais para cegos: modelagem em cerâmicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.