Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYP6X
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A gênese do ensino de Arte no Brasil: o modelo curricular francês do início do século XIX e seus possíveis reflexos nas questões de arte do ENEM
Autor(es): Wilson José Soares Paquiel
primer Tutor: Henrique Augusto Nunes Teixeira
primer miembro del tribunal : Daniela Maura dos Santos
Resumen: O presente trabalho pretende investigar as possíveis ligações entre o modelo de ensino de artes proposto pelos membros da Missão Artística Francesa no Brasil quando da inauguração da primeira instituição de ensino superior em artes no território nacional e as práticas pedagógicas do ensino/aprendizagem em artes na contemporaneidade. Para tanto, pretende-se estabelecer um elo entre dois momentos históricos separados por quase duzentos anos, analisando-os separadamente em uma busca por similaridades. Será usado, como objeto de estudo do ensino em artes na atualidade o modelo de questões proposto pelo governo federal e aplicado no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM. Entendemos que as questões de artes aplicadas no exame podem oferecer pistas do que se espera do ensino/aprendizagem em artes no contexto atual.
Asunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYP6X
Fecha del documento: 15-dic-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_final__2_.pdf938.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.