Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYP6X
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Henrique Augusto Nunes Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee1Daniela Maura dos Santospt_BR
dc.creatorWilson José Soares Paquielpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T18:43:10Z-
dc.date.available2019-08-12T18:43:10Z-
dc.date.issued2013-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYP6X-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende investigar as possíveis ligações entre o modelo de ensino de artes proposto pelos membros da Missão Artística Francesa no Brasil quando da inauguração da primeira instituição de ensino superior em artes no território nacional e as práticas pedagógicas do ensino/aprendizagem em artes na contemporaneidade. Para tanto, pretende-se estabelecer um elo entre dois momentos históricos separados por quase duzentos anos, analisando-os separadamente em uma busca por similaridades. Será usado, como objeto de estudo do ensino em artes na atualidade o modelo de questões proposto pelo governo federal e aplicado no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM. Entendemos que as questões de artes aplicadas no exame podem oferecer pistas do que se espera do ensino/aprendizagem em artes no contexto atual.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectMissão artística Francesapt_BR
dc.subjectCurrículo nacionalpt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleA gênese do ensino de Arte no Brasil: o modelo curricular francês do início do século XIX e seus possíveis reflexos nas questões de arte do ENEMpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final__2_.pdf938.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.