Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYP6X
Type: Monografias de Especialização
Title: A gênese do ensino de Arte no Brasil: o modelo curricular francês do início do século XIX e seus possíveis reflexos nas questões de arte do ENEM
Authors: Wilson José Soares Paquiel
First Advisor: Henrique Augusto Nunes Teixeira
First Referee: Daniela Maura dos Santos
Abstract: O presente trabalho pretende investigar as possíveis ligações entre o modelo de ensino de artes proposto pelos membros da Missão Artística Francesa no Brasil quando da inauguração da primeira instituição de ensino superior em artes no território nacional e as práticas pedagógicas do ensino/aprendizagem em artes na contemporaneidade. Para tanto, pretende-se estabelecer um elo entre dois momentos históricos separados por quase duzentos anos, analisando-os separadamente em uma busca por similaridades. Será usado, como objeto de estudo do ensino em artes na atualidade o modelo de questões proposto pelo governo federal e aplicado no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM. Entendemos que as questões de artes aplicadas no exame podem oferecer pistas do que se espera do ensino/aprendizagem em artes no contexto atual.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KYP6X
Issue Date: 15-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final__2_.pdf938.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.