Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5NRG
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Estratégias de educação nutricional do ambiente escolar: uma revisão integrativa |
Authors: | Wagner Alessandro dos Reis |
First Advisor: | Amanda Marcia dos Santos Reinaldo |
First Referee: | Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro |
Abstract: | Esta revisão integrativa objetivou buscar e analisar a literatura publicada referente às estratégias de educação nutricional utilizadas na educação básica de escolas públicas e privadas para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e a amostra final constituiu-se de 9 artigos, publicados em português na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Base de Dados em Enfermagem (BDENF) a partir de 2006, disponibilizados na íntegra e respondiam à pergunta como estão sendo desenvolvidas as estratégias de educaçãonutricional na educação básica de escolas públicas e privadas?. As práticas educativas, de caráter lúdico, foram desenvolvidas para alunos de 3 a 17 anos, de ambos os gêneros. As estratégias utilizadas nos estudos foram montagem da pirâmide alimentar, dinâmicas e discussões em grupo, dramatização, atividades de colorir, pintura, recorte, colagem e montagem de cartazes, jogos e brincadeiras, exibição de filmes, massa de modelar, palestra, explanação de história, oficinas culinárias, montagem de maquete, elaboração de jornal sobrealimentação e concurso de slogan e de música. Foi observada mudança de comportamento e formação de novos hábitos alimentares após as intervenções, mas não foi possível avaliar a manutenção desses hábitos por um período maior de tempo. As ações educativas no ambienteescolar devem acontecer de forma contínua e sistemática e são necessários mais estudos que avaliem as mudanças de comportamento e formação de novos hábitos alimentares por umperíodo mais longo de tempo. |
Abstract: | This integrative review aimed to investigate and analyze the published literature concerning nutritional education strategies used in basic education of public and private schools to form healthier eating habits. The search was conducted on the Virtual Health Library (VHL) andthe final sample included 9 articles, published in portuguese in Latin American Literature and Caribbean Health Sciences (LILACS) and the Database of Nursing (BDENF) since 2006, available in full text and that answered the question "How are being developed strategies fornutrition education in basic education of public and private schools?". Educational practices, playfulness, were developed for students 3 to 17 years, of both genders. The strategies used in the studies were assembling the food pyramid, dynamic and group discussions, dramatization, coloring activities, painting, clipping, gluing and assembly of posters, games and jokes, films, modeling clay, lecture and xplanation of history, culinary workshops, assembly model, preparation of journal about food and slogan contest and music. Behavior change and trainingof new eating habits was observed after intervention, but it was not possible to maintain these habits for a longer period of time. The educational activities in the school environment must happen continuously and systematically and further studies are needed to assess the changes in behavior and formation of new eating habits for a longer period of time. |
Subject: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5NRG |
Issue Date: | 15-Feb-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_wagner_dos_reis___vers_o_final___maio_2014.pdf | 300.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.