Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQJY
Type: Monografias de Especialização
Title: Os desafios da construção coletiva do projeto político pedagógico de uma escola pública municipal
Authors: Maria Inêz Rodrigues Martins Santos
First Advisor: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Abstract: Este trabalho analisa os desafios da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal. Para isso desenvolve reflexões a partir das dificuldades encontradas na construção do Projeto Político Pedagógico da E.M. Santos Dumont (nome fictício) trabalho realizado pelo grupo de gestores do Curso da Escola de Gestores da UFMG e pela experiência vivenciada na gestão de escola do Município de Divinópolis. Apresenta-se como referência desse trabalho o artigo de Neto e Almeida (1998): O Projeto Político Pedagógico na gestão descentralizada que analisa três escolas no Rio Grande do Norte. Enfatizou-se que tarefa de construção coletiva do PPP é de fato desafiadora e que os principais atores do processo educacional, no caso os professores, são os que menos se envolvem. Destacaram-se fatores que contribuem para essa falta de envolvimento dos professores. Neste sentido, elaborou-se a seguinte pergunta problema: Como fazer para que o Projeto Político Pedagógico represente, de fato, as características da escola, trace o seu perfil e seja construído coletivamente?
Subject: Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LFQJY
Issue Date: 17-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_maria_inez_r_martins_santos.pdf491.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.