Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKHGE
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Avaliação: entre o real e o ideal |
Authors: | Marly da Cruz Teixeira |
First Advisor: | Jeanne de Jesus Rodrigues |
Abstract: | O presente trabalho visa apresentar a respeito do processo de avaliação que ocorre na Escola Municipal Mundo Encantado. Sabe-se que os exames e provas em que os alunos eram submetidos nas décadas de 70 e 80, sob a vivência da Lei de Diretrizes e Bases n° 5692/71 tinham caráter de exclusão, classificação e mensuração. Um novo paradigma começa a mudar a velha prática de avaliar da escola a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96, com a qual os alunos passam a fazer parte do processo educacional. Com a nova LDB, as avaliações passam a ter caráter mais diagnóstico e formativo, contribuindo para que os alunos desenvolvam mais suas competências passando a ser uma ferramenta a favor do processo ensino-aprendizagem e deixando de ser uma arma contra os alunos e a favor do fracasso escolar. Nesse sentido, busca-se refletir sobre a forma como a avaliação é desenvolvida na referida escola, apresentando uma discussão teórica a respeito e buscando estratégias que podem auxiliar na mudança de paradigma presente nesta instituição. |
Subject: | Educação Aprendizagem Avaliação educacional |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKHGE |
Issue Date: | 18-Jan-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_marly_da_cruz_teixeira.pdf | 210.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.