Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKP9Y
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Wanderléa Mendes Guedes | pt_BR |
dc.creator | Regina Mara Carvalho Ferreira Cantizane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T17:01:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T17:01:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-16 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKP9Y | - |
dc.description.resumo | O Presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Dr. Antônio Ferreira Lisboa Dias, com destaque para o tópico Processos de Decisão, abordando a relevância da participação colegiada na gestão da escola pública, tendo como referência o que aponta a literatura sobre o tema em questão. No contexto acadêmico, a análise dessa participação enfatiza que quando todos participam, ocorre a legitimação do processo, os resultados aparecem e os benefícios alcançam a todos os envolvidos. Não há democracia quando não há participação. A gestão da escola pública deve contar com a participação de todos os atores sociais envolvidos com o projeto educativo, como diretor (gestor), professores, alunos, pais, demais servidores e comunidade escolar, priorizando assim a participação democrática. Neste modelo de gestão, ambos participam de todos os aspectos de gestão incluindo administrativo, financeiro e pedagógico, dinamizando a real função da escola, que é socializar o conhecimento sistematizado e organizado historicamente, agregando-o aos saberes populares, tendo como objetivo primordial formar o cidadão, ajudando-o na construção de atitudes e valores, primando pelos seus direitos e deveres, que devem ser discutidos e definidos democraticamente, possibilitando assim, o exercício da democracia. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modelos de gestão | pt_BR |
dc.subject | Colegiado escolar | pt_BR |
dc.subject | Participação democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | O colegiado escolar e a participação democrática como processo de gestão da escola pública | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_regina_mara_carvalho_f_cantizane.pdf | 272.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.