Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKP9Y
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wanderléa Mendes Guedespt_BR
dc.creatorRegina Mara Carvalho Ferreira Cantizanept_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:01:44Z-
dc.date.available2019-08-14T17:01:44Z-
dc.date.issued2013-10-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKP9Y-
dc.description.resumoO Presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Dr. Antônio Ferreira Lisboa Dias, com destaque para o tópico Processos de Decisão, abordando a relevância da participação colegiada na gestão da escola pública, tendo como referência o que aponta a literatura sobre o tema em questão. No contexto acadêmico, a análise dessa participação enfatiza que quando todos participam, ocorre a legitimação do processo, os resultados aparecem e os benefícios alcançam a todos os envolvidos. Não há democracia quando não há participação. A gestão da escola pública deve contar com a participação de todos os atores sociais envolvidos com o projeto educativo, como diretor (gestor), professores, alunos, pais, demais servidores e comunidade escolar, priorizando assim a participação democrática. Neste modelo de gestão, ambos participam de todos os aspectos de gestão incluindo administrativo, financeiro e pedagógico, dinamizando a real função da escola, que é socializar o conhecimento sistematizado e organizado historicamente, agregando-o aos saberes populares, tendo como objetivo primordial formar o cidadão, ajudando-o na construção de atitudes e valores, primando pelos seus direitos e deveres, que devem ser discutidos e definidos democraticamente, possibilitando assim, o exercício da democracia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelos de gestãopt_BR
dc.subjectColegiado escolarpt_BR
dc.subjectParticipação democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Gestão democrática pt_BR
dc.titleO colegiado escolar e a participação democrática como processo de gestão da escola públicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_regina_mara_carvalho_f_cantizane.pdf272.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.