Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPZU
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O plano de ação e sua contribuição junto ao Projeto Político Pedagógico da Escola |
Autor(es): | Cedna Maria Silva Lellis |
Primeiro Orientador: | Priscila Rezende Moreira |
Primeiro membro da banca : | Maria Rosimary Soares dos Santos |
Resumo: | Ao analisar o Projeto Politico Pedagógico da Escola Municipal ClorindaJunqueira de Educação verificou-se a ausência de um Plano de ação. Nesse sentido, o presente trabalho propõe como objetivo conceituar, descrever e analisar a importância do Plano de Ação no sentido de planejar e concretizar as ações previstas no PPP da unidade escolar. A pesquisa efetivou-se por meio de uma revisão bibliográfica sobre a temática: o plano de ação e sua contribuição junto ao projeto político pedagógico da escola, através de resumos, artigos científicos, teses e dissertações. Os estudos afirmam que o plano de ação é de fundamental importância para o planejamento e concretização das ações previstas no PPP da escola e possíveis mudanças, ou seja, define prioridades, reponsabilidades, prazos e os caminhos para a solução. Concluímos que o plano de ação configura-se em um instrumento indispensável para a estruturação das ações e projetos estabelecidos no PPP da unidade escolar porque implica a tomada de decisão para atingir os objetivos e as metas que foram definidas coletivamente. Os resultados da pesquisa revelaram ainda que o Plano de Ação deve ser elaborado considerando as demandas e avaliações dos usuários e o cenário em que estão envolvidos. Nesse sentido a prioridade está centralizada em ações que garantam a melhoria da qualidade do ensino. Os estudos afirmam que para garantir o sucesso de um plano de ação junto ao PPP da escola será necessário: definição de tarefas e responsabilidades, definição de estratégias para se conseguir os recursos necessários, acompanhamento de cada etapa,cumprimento de metas e prazos e avaliação contínua dos processos definidos. |
Assunto: | Educação Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPZU |
Data do documento: | 19-Jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_cedna_maria_lellis.pdf | 264.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.