Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPZU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Priscila Rezende Moreirapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Rosimary Soares dos Santospt_BR
dc.creatorCedna Maria Silva Lellispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T22:56:06Z-
dc.date.available2019-08-13T22:56:06Z-
dc.date.issued2013-07-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPZU-
dc.description.resumoAo analisar o Projeto Politico Pedagógico da Escola Municipal ClorindaJunqueira de Educação verificou-se a ausência de um Plano de ação. Nesse sentido, o presente trabalho propõe como objetivo conceituar, descrever e analisar a importância do Plano de Ação no sentido de planejar e concretizar as ações previstas no PPP da unidade escolar. A pesquisa efetivou-se por meio de uma revisão bibliográfica sobre a temática: o plano de ação e sua contribuição junto ao projeto político pedagógico da escola, através de resumos, artigos científicos, teses e dissertações. Os estudos afirmam que o plano de ação é de fundamental importância para o planejamento e concretização das ações previstas no PPP da escola e possíveis mudanças, ou seja, define prioridades, reponsabilidades, prazos e os caminhos para a solução. Concluímos que o plano de ação configura-se em um instrumento indispensável para a estruturação das ações e projetos estabelecidos no PPP da unidade escolar porque implica a tomada de decisão para atingir os objetivos e as metas que foram definidas coletivamente. Os resultados da pesquisa revelaram ainda que o Plano de Ação deve ser elaborado considerando as demandas e avaliações dos usuários e o cenário em que estão envolvidos. Nesse sentido a prioridade está centralizada em ações que garantam a melhoria da qualidade do ensino. Os estudos afirmam que para garantir o sucesso de um plano de ação junto ao PPP da escola será necessário: definição de tarefas e responsabilidades, definição de estratégias para se conseguir os recursos necessários, acompanhamento de cada etapa,cumprimento de metas e prazos e avaliação contínua dos processos definidos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de açãopt_BR
dc.subjectPrazospt_BR
dc.subjectResponsabilidadespt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectAçõespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.titleO plano de ação e sua contribuição junto ao Projeto Político Pedagógico da Escolapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_cedna_maria_lellis.pdf264.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.