Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQ82
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Denise França Stehling | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.creator | Cilene Magalhães Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T20:37:23Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T20:37:23Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQ82 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se à função da avaliação externa, Simave/Proeb no contexto social da gestão escolar da Escola Estadual de Felisburgo, numa perspectiva de gestão democrática onde as decisões são tomadas coletivamente envolvendo a comunidade nas discussões e tomada de decisões, objetivando levantar discussões sobre as funções que a avaliação externa exerce na gestão escolar, como instrumento para monitorar a qualidade de ensino ofertado na escola, bem como oferece aos gestores um importante diagnóstico das habilidades não consolidadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem. Sobretudo é uma análise crítica de um dos itens que configuram no Projeto Político Pedagógico, elaborado com a participação da comunidade e que direciona o trabalho político pedagógico e filosófico da escola. Neste trabalho considerando como fonte as avaliações externas, especialmente o SIMAVE/PROEB, discute-se também o papel e as interferências que as avaliações exercem na gestão escolar, onde a escola fica pressionada a ter como foco no planejamento didático as matrizes de referências, minimizando o conteúdo, para alcançar um bom desempenho no SIMAVE. Por fimeste Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido sob o prisma da gestão democrática. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação externa | pt_BR |
dc.subject | Coletividade | pt_BR |
dc.subject | Participação e Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | A função da avaliação externa no contexto social da Gestão Escolar da Escola Estadual de Felisburgo | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_cilene_magalhaes_santos.pdf | 222.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.