Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQ82
Type: Monografias de Especialização
Title: A função da avaliação externa no contexto social da Gestão Escolar da Escola Estadual de Felisburgo
Authors: Cilene Magalhães Santos
First Advisor: Denise França Stehling
First Referee: Marina de Lima Tavares
Abstract: O presente trabalho refere-se à função da avaliação externa, Simave/Proeb no contexto social da gestão escolar da Escola Estadual de Felisburgo, numa perspectiva de gestão democrática onde as decisões são tomadas coletivamente envolvendo a comunidade nas discussões e tomada de decisões, objetivando levantar discussões sobre as funções que a avaliação externa exerce na gestão escolar, como instrumento para monitorar a qualidade de ensino ofertado na escola, bem como oferece aos gestores um importante diagnóstico das habilidades não consolidadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem. Sobretudo é uma análise crítica de um dos itens que configuram no Projeto Político Pedagógico, elaborado com a participação da comunidade e que direciona o trabalho político pedagógico e filosófico da escola. Neste trabalho considerando como fonte as avaliações externas, especialmente o SIMAVE/PROEB, discute-se também o papel e as interferências que as avaliações exercem na gestão escolar, onde a escola fica pressionada a ter como foco no planejamento didático as matrizes de referências, minimizando o conteúdo, para alcançar um bom desempenho no SIMAVE. Por fimeste Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido sob o prisma da gestão democrática.
Subject: Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Rendimento escolar 
Avaliação educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKQ82
Issue Date: 18-Oct-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_cilene_magalhaes_santos.pdf222.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.