Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLNY4
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A dimensão da avaliação formadora em uma gestão democrática
Autor(es): Solange Geralda Souza e Santos
primer Tutor: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Resumen: Este trabalho parte de uma reflexão que aborda a dimensão da avaliação formativa em uma perspectiva democrática. Objetiva analisar a avaliação da aprendizagem como bússola do processo educativo oferecendo ao aluno a oportunidade de reflexão e ao professor a oportunidade de reformular sua prática docente. Neste sentido discuti a avaliação da aprendizagem como um processo de formação do ser humano, de forma a construir o conhecimento de forma processual e a relação com as praticas desenvolvidas na escola em questão e desenvolve reflexão sobre os resultados da avaliação na escola em questão, enfocando a pratica docente e o Projeto Político Pedagógico. Desta forma, destaca que avaliar requer sentido, significado, propósito e ação efetiva. Aplicar a avaliação formativa é inerente ao trabalho do educador que permite ao aluno um papel ativo no processo de seu aprendizado e ao professor possibilita acompanhar atentamente as aprendizagens dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias. Sob esta ótica, o aluno se torna o autor, construtor de seu saber e o professor aquele que intervém. A avaliação faz parte de todo o processo de aprendizagem, estando contida nas tarefas, nas práticas, nos momentos de observações, norteando as dificuldades e aprimorando as potencialidades.
Asunto: Educação
Avaliação educacional
Escolas Organizacao e administracao
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLNY4
Fecha del documento: 17-jul-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_solange_geralda_s_santos.pdf636.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.