Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLNY4
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Solange Geralda Souza e Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T02:16:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T02:16:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLNY4 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho parte de uma reflexão que aborda a dimensão da avaliação formativa em uma perspectiva democrática. Objetiva analisar a avaliação da aprendizagem como bússola do processo educativo oferecendo ao aluno a oportunidade de reflexão e ao professor a oportunidade de reformular sua prática docente. Neste sentido discuti a avaliação da aprendizagem como um processo de formação do ser humano, de forma a construir o conhecimento de forma processual e a relação com as praticas desenvolvidas na escola em questão e desenvolve reflexão sobre os resultados da avaliação na escola em questão, enfocando a pratica docente e o Projeto Político Pedagógico. Desta forma, destaca que avaliar requer sentido, significado, propósito e ação efetiva. Aplicar a avaliação formativa é inerente ao trabalho do educador que permite ao aluno um papel ativo no processo de seu aprendizado e ao professor possibilita acompanhar atentamente as aprendizagens dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias. Sob esta ótica, o aluno se torna o autor, construtor de seu saber e o professor aquele que intervém. A avaliação faz parte de todo o processo de aprendizagem, estando contida nas tarefas, nas práticas, nos momentos de observações, norteando as dificuldades e aprimorando as potencialidades. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Regulações | pt_BR |
dc.subject | Evolução da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organizacao e administracao | pt_BR |
dc.title | A dimensão da avaliação formadora em uma gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_solange_geralda_s_santos.pdf | 636.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.