Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLNY4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angela Carmem Abreu Fraga Fonsecapt_BR
dc.creatorSolange Geralda Souza e Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T02:16:28Z-
dc.date.available2019-08-14T02:16:28Z-
dc.date.issued2013-07-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLNY4-
dc.description.resumoEste trabalho parte de uma reflexão que aborda a dimensão da avaliação formativa em uma perspectiva democrática. Objetiva analisar a avaliação da aprendizagem como bússola do processo educativo oferecendo ao aluno a oportunidade de reflexão e ao professor a oportunidade de reformular sua prática docente. Neste sentido discuti a avaliação da aprendizagem como um processo de formação do ser humano, de forma a construir o conhecimento de forma processual e a relação com as praticas desenvolvidas na escola em questão e desenvolve reflexão sobre os resultados da avaliação na escola em questão, enfocando a pratica docente e o Projeto Político Pedagógico. Desta forma, destaca que avaliar requer sentido, significado, propósito e ação efetiva. Aplicar a avaliação formativa é inerente ao trabalho do educador que permite ao aluno um papel ativo no processo de seu aprendizado e ao professor possibilita acompanhar atentamente as aprendizagens dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias. Sob esta ótica, o aluno se torna o autor, construtor de seu saber e o professor aquele que intervém. A avaliação faz parte de todo o processo de aprendizagem, estando contida nas tarefas, nas práticas, nos momentos de observações, norteando as dificuldades e aprimorando as potencialidades.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegulaçõespt_BR
dc.subjectEvolução da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organizacao e administracaopt_BR
dc.titleA dimensão da avaliação formadora em uma gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_solange_geralda_s_santos.pdf636.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.