Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Interação família e escola |
Autor(es): | Valéria Faria Lima |
primer Tutor: | Eliandra da Costa Mendes |
Resumen: | A partir do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Sá Nhanhá, localizada em São Thomé das Letras/MG foi realizada uma análise da interação existente entre a comunidade e a escola de modo a avaliar de que forma a participação da família contribui para o desenvolvimento das crianças e sobretudo para a consolidação de uma gestão democrática e um atendimento educacional de qualidade. Foi possível identificar uma ausência dos pais e responsáveis nos processos de decisão escolar, o que configura um problema, haja visto que, o envolvimento da comunidade direciona a organização escolar e o trabalho dos gestores e da equipe pedagógica. Além da escola não ser um espaço efetivamente democrático, nota-se que essa distância da família também impacta no desenvolvimento e no sucesso das crianças. Nesse estudo ficou evidenciado a necessidade da participação da família no processo de construção do Projeto Político Pedagógico e em espaços de decisão coletiva como Colegiado e Conselho Escolar. |
Asunto: | Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG |
Fecha del documento: | 17-dic-2013 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_valeria_faria_lima.pdf | 120.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.