Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Interação família e escola
Autor(es): Valéria Faria Lima
Primeiro Orientador: Eliandra da Costa Mendes
Resumo: A partir do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Sá Nhanhá, localizada em São Thomé das Letras/MG foi realizada uma análise da interação existente entre a comunidade e a escola de modo a avaliar de que forma a participação da família contribui para o desenvolvimento das crianças e sobretudo para a consolidação de uma gestão democrática e um atendimento educacional de qualidade. Foi possível identificar uma ausência dos pais e responsáveis nos processos de decisão escolar, o que configura um problema, haja visto que, o envolvimento da comunidade direciona a organização escolar e o trabalho dos gestores e da equipe pedagógica. Além da escola não ser um espaço efetivamente democrático, nota-se que essa distância da família também impacta no desenvolvimento e no sucesso das crianças. Nesse estudo ficou evidenciado a necessidade da participação da família no processo de construção do Projeto Político Pedagógico e em espaços de decisão coletiva como Colegiado e Conselho Escolar.
Assunto: Educação Participação dos pais
Família Educação 
Escolas Organização e administração
Lar e escola
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG
Data do documento: 17-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_valeria_faria_lima.pdf120.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.