Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7B
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A avaliação escolar: questionamentos básicos
Autor(es): Vera Lucia da Silva
Primeiro Orientador: Beatriz Lopes Falcão
Resumo: O presente trabalho trata-se da temática avaliação escolar e seus questionamentos básicos. Esta pesquisa teve como meta investigar como acontece o processo de avaliação dentro da instituição escolar e as dificuldades encontradas pelos professores neste momento. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e observação na instituição escolar, onde foi verificado através de renomados autores como acontece esse processo, como os professores lidam com esse instrumento de construção do conhecimento e ferramenta de mudança da prática pedagógica. Esse trabalho indicou que a avaliação nas escolas deve ser compreendida como um instrumento indissociável do processo de ensino/ aprendizagem. A avaliação deve ser um instrumento mediador para que os professores repensem a sua prática pedagógica e conduza a aprendizagem dos alunos ao encontro da cidadania. A avaliação é um importante instrumento na mediação e promoção da aprendizagem, percebeu-se a necessidade de mudanças no processo educativo.
Assunto: Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7B
Data do documento: 30-Nov-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vera_lucia_da_silva.pdf283.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.