Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Currículo multicultural e a prática docente |
Authors: | Hermas Alves Ferreira |
First Advisor: | Renato Lopes dos Santos |
First Referee: | Monica Correia Baptista |
Abstract: | O currículo multicultural constitui-se um grande avanço para a condução de práticas escolares comprometidas com a educação e formação social dos alunos, sobretudo para um país como o Brasil, formado por várias etnias e diversas culturas presentes no ambiente escolar. Com o presente trabalho, objetiva-se analisar se a propostacurricular expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite propicia uma abordagem dos conteúdos escolares na perspectiva do multiculturalismo, bem como verificar se a prática docente na referida escola é permeada por uma abordagem multicultural. Além disso, buscou-se argumentar sobre o tratamento dado às diferenças de classe e etnia pelo(a) professor(a) na salade aula; como também, identificar se as propostas curriculares existentes em referida Escola contemplam uma abordagem multicultural.A efetivação de currículos multiculturalmente orientados tem seu embasamento nas teorias de currículo póscríticas que argumentam sobre as relações de poder implícitas nos currículos e o seu impacto para a formação da identidade dos alunos. |
Subject: | Curriculos Educação Escolas Organizacao e administracao |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59 |
Issue Date: | 17-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_hermas_alves_ferreira.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.