Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LURJ5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A educação infantil e os eventos de letramentos em uma turma de 5 anos
Autor(es): Isabela Costa Dominici
primer Tutor: Maria de Fatima Cardoso Gomes
primer Co-tutor: Vanessa Ferraz Almeida Neves
primer miembro del tribunal : Magali Barbosa dos Reis
Segundo miembro del tribunal: Silva, Isabel de Oliveira
Resumen: Qual o interesse das crianças de 5 anos pela linguagem escrita? Quais artefatos culturais são essenciais para que as crianças atribuam sentidos e significados à linguagem escrita? Em quais momentos, onde e quando as crianças manifestam tal interesse? Essas e outras perguntas fazem parte da presente pesquisa que, teve como principal objetivo investigar os sentidos e os significados atribuídos aos eventos de letramentos pelas crianças de uma turma de 5 anos. Para a realização dessa pesquisa nos orientamos pelas concepções ontológicas e epistemológicas da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia Interacional que, considera o sujeito como ser biológico, histórico, social e cultural. Desta orientação que consiste no diálogo entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Etnografia Interacional utilizamos também, os conceitos de Zonas de Desenvolvimento Iminente, linguagem, cultura, aprendizagem e mediação semiótica. Para a construção e análise dos dados, nos guiamos pela perspectiva éticae êmica proposta pela Etnografia Interacional e optamos pela observação participante, assim como utilizamos videogravação, caderno de campo e entrevista com as crianças. A pesquisa aconteceu em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da cidade de BeloHorizonte durante os meses de fevereiro a julho do ano de 2013. Durante a construção e a análise dos dados identificamos 121 eventos de letramentos. Destes eventos de letramentos, destacamos aqueles em que as crianças construíram hipóteses sobre a linguagem e a línguaescrita, aqueles em que as crianças foram protagonistas e aqueles em que a brincadeira e o desenho foram essenciais para a construção de sentidos e significados à linguagem escrita. Ao longo das análises, desses eventos de letramentos, evidenciamos como se constituem na sala de aula, tanto os letramentos autônomos quanto os ideológicos, assim como explicitamos o interesse das crianças em se apropriarem da linguagem escrita. Por fim, consideramos que a constituição da Educação Infantil, desde seus primórdios, incitam questionamentos e tensões acerca da aprendizagem, especialmente, da linguagemescrita. Finalizamos nossa discussão argumentando que, a aprendizagem da linguagem escrita pelas crianças de 5 anos tem relação tanto com a cognição quanto com o afeto. Acreditamosque, a aprendizagem de tal linguagem pode proporcionar a construção de novos conhecimentos, assim como de novas identidades. Pudemos constatar, também, o papel das vivências pessoais e sociais das crianças como constituintes dos sentidos que elas atribuíram aos eventos de letramentos.
Abstract: Which is the interest of 5 years old children on literacy? Which cultural artefacts are essential for assigning meanings on literacy by children? At what time, where and when children manifest these interests? These and other questions are part of this research that aimed to investigate the meanings assigned by children of 5 years old to literacy events. For therealization of this research guided ourselves by ontologica l and epistemology conceptions from History-Cultural Psychology and Interactional Ethnography that considers the being as biological, historic, social and cultural. From this proposed dialogue, between History-Cultural Psychology and Interactional Ethnography, we also use the concepts of areas of impending development, language, culture, learning and semiotic mediation. For the construct and data analysis guided ourselves the emic and ethic perspective proposed by InteractionalEthnography and we chose the participant observation as used video recording, field notebook, and interviews with children. This research occurred at Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) in the city of Belo Horizonte during months from February and July of the year 2013. During the construction and data analysis was identified 121 literacyevents. From these literacy events we emphasize those in which children constructed hypotheses about language and writing language, those that children were protagonists and those that play and drawing were essential for meanings construction for writing language. Along analysis of literacy events, are evidenced in the classroom both autonomous literacies as ideological, as well as made explicit the children´s interest in an appropriating the written language. We completed our discussion arguing that the written learning by 5 years old children has relation with cognition and with affection. We believe that learning this languagecan provide the construction of new knowledge as well as new identities. We also noted that role of personal and social experiences of children are constituents of meanings they have given to the literacies events.
Asunto: Leitura  Estudo e ensino
Educação
Educação de crianças  
Linguagem e educação  
Psicologia infantil  
Psicologia da aprendizagem  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LURJ5
Fecha del documento: 26-feb-2014
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