Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira |
Autor(es): | Andréia Márcia de Oliveira Silva |
primer Tutor: | Henrique Augusto Nunes Teixeira |
primer miembro del tribunal : | Natalia Martins Carneiro |
Segundo miembro del tribunal: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Resumen: | Esta pesquisa é resultado de inquietações a respeito do trabalho de Arte Contemporânea no Ensino de Artes Visuais. Percebi que o movimento Toy Art é algo novo no Brasil e pouco conhecido, até mesmo, pelos profissionais do Ensino de Artes Visuais. É um tema bastante interessante para ser desenvolvido em sala de aula, pois possibilita ao aluno um contato direto com a arte, não apenas através de sua visão, mas também através de sua experimentação e de sua produção. O que propicia ao educando maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. A pesquisa se propôs a conhecer a história do movimento do Toy Art e suas peculiaridades, a levantar as várias possibilidades de materiais para a criação de um Toy, bem como a apresentar um plano de aula de forma interdisciplinar, para o Ensino Fundamental II. Plano que contempla as etapas da abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, buscando despertar no aluno o interesse pela Arte Contemporânea. O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas tanto de livros já publicados, quanto de arquivos eletrônicos de trabalhos acadêmicos , em consulta a sites referentes ao tema, em visita técnica a Limited Edition/SP uma loja, que comercializa toys , e ainda na participação de um workshop no Estúdio Factotum para sua produção. Também foi realizada pesquisa de campo: junto à aldeia indígena Geru Tucumã da Tribo Pataxós; junto ao proprietário da Limited Edition (mediante entrevista) e junto a uma jornalista (mediante repostas a questionário formulado). Buscou-se elaborar um plano de aula para trabalhar o tema Toy Art de forma interdisciplinar, através de um diálogo com a cultura indígena brasileira, mediante a produção, pelos próprios alunos, de toys inspirados nessa temática, tomando-se como ponto de referência a produção do artista Walde- Mar. |
Asunto: | Arte Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68 |
Fecha del documento: | 5-abr-2014 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mono_texto_reunido_final.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.