Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Henrique Augusto Nunes Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Natalia Martins Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Evandro Jose Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.creator | Andréia Márcia de Oliveira Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T09:11:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T09:11:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-05 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é resultado de inquietações a respeito do trabalho de Arte Contemporânea no Ensino de Artes Visuais. Percebi que o movimento Toy Art é algo novo no Brasil e pouco conhecido, até mesmo, pelos profissionais do Ensino de Artes Visuais. É um tema bastante interessante para ser desenvolvido em sala de aula, pois possibilita ao aluno um contato direto com a arte, não apenas através de sua visão, mas também através de sua experimentação e de sua produção. O que propicia ao educando maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. A pesquisa se propôs a conhecer a história do movimento do Toy Art e suas peculiaridades, a levantar as várias possibilidades de materiais para a criação de um Toy, bem como a apresentar um plano de aula de forma interdisciplinar, para o Ensino Fundamental II. Plano que contempla as etapas da abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, buscando despertar no aluno o interesse pela Arte Contemporânea. O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas tanto de livros já publicados, quanto de arquivos eletrônicos de trabalhos acadêmicos , em consulta a sites referentes ao tema, em visita técnica a Limited Edition/SP uma loja, que comercializa toys , e ainda na participação de um workshop no Estúdio Factotum para sua produção. Também foi realizada pesquisa de campo: junto à aldeia indígena Geru Tucumã da Tribo Pataxós; junto ao proprietário da Limited Edition (mediante entrevista) e junto a uma jornalista (mediante repostas a questionário formulado). Buscou-se elaborar um plano de aula para trabalhar o tema Toy Art de forma interdisciplinar, através de um diálogo com a cultura indígena brasileira, mediante a produção, pelos próprios alunos, de toys inspirados nessa temática, tomando-se como ponto de referência a produção do artista Walde- Mar. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Walde-Mar | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Cultura indígena | pt_BR |
dc.subject | Toy Art | pt_BR |
dc.subject.other | Arte Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mono_texto_reunido_final.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.