Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Henrique Augusto Nunes Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee1Natalia Martins Carneiropt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorAndréia Márcia de Oliveira Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:11:53Z-
dc.date.available2019-08-12T09:11:53Z-
dc.date.issued2014-04-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68-
dc.description.resumoEsta pesquisa é resultado de inquietações a respeito do trabalho de Arte Contemporânea no Ensino de Artes Visuais. Percebi que o movimento Toy Art é algo novo no Brasil e pouco conhecido, até mesmo, pelos profissionais do Ensino de Artes Visuais. É um tema bastante interessante para ser desenvolvido em sala de aula, pois possibilita ao aluno um contato direto com a arte, não apenas através de sua visão, mas também através de sua experimentação e de sua produção. O que propicia ao educando maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. A pesquisa se propôs a conhecer a história do movimento do Toy Art e suas peculiaridades, a levantar as várias possibilidades de materiais para a criação de um Toy, bem como a apresentar um plano de aula de forma interdisciplinar, para o Ensino Fundamental II. Plano que contempla as etapas da abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, buscando despertar no aluno o interesse pela Arte Contemporânea. O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas tanto de livros já publicados, quanto de arquivos eletrônicos de trabalhos acadêmicos , em consulta a sites referentes ao tema, em visita técnica a Limited Edition/SP uma loja, que comercializa toys , e ainda na participação de um workshop no Estúdio Factotum para sua produção. Também foi realizada pesquisa de campo: junto à aldeia indígena Geru Tucumã da Tribo Pataxós; junto ao proprietário da Limited Edition (mediante entrevista) e junto a uma jornalista (mediante repostas a questionário formulado). Buscou-se elaborar um plano de aula para trabalhar o tema Toy Art de forma interdisciplinar, através de um diálogo com a cultura indígena brasileira, mediante a produção, pelos próprios alunos, de toys inspirados nessa temática, tomando-se como ponto de referência a produção do artista Walde- Mar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWalde-Marpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectToy Artpt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleToy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileirapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mono_texto_reunido_final.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.