Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Lendo, fazendo e contextualizando a arte local de Mariana: fundamentos de Ana Mae Barbosa para o ensino fundamental |
Authors: | Andréa da Silva Melo |
First Advisor: | Luis Moraes Coelho |
First Referee: | Maurício Silva Gino |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | O presente trabalho é um relato de uma prática pedagógica que tem como objetivo a inserção da Abordagem Triangular, defendida pela arte educadora Ana Mae Barbosa, que se baseia na nos três eixos: contextualizar, apreciar e fazer, que será desenvolvido com a turma do 8º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto- Unidade II. O trabalho teve como análise a obra e arte do artista local Cesar Augusto Ferreira Guimarães que desenvolve o trabalho de entalhe em madeira do casario barroco, um tema referente ao contexto dos alunos. Conclui-se que a Abordagem Triangular tem um efeito muito positivo no desenvolvimento dos alunos, pois proporciona a experimentação de diversos recursos e interação com sua realidade, ampliando a cultura dos alunos e ainda valorizando a produção artística local. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRHC5 |
Issue Date: | 15-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
andrea_da_silva_melo.ok.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.