Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJFQS
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Só se dança no escuro: reflexões sobre a não-vidência a partir do espetáculo Desassossego em branco"
Autor(es): Felipe Flites Moreira
primer Tutor: Andrei Isnardis Horta
primer miembro del tribunal : Érica Renata de Souza
Segundo miembro del tribunal: Joana Belarmino de Sousa
Resumen: Através das reflexões suscitadas pela Antropologia do corpo e da performance, busco compreender a expectativa social de um corpo sadio e suas implicações. Ao definir padrões corporais, criamos estigmas que causam constrangimento aos que não se conformam. O trânsito (material e intelectual) e incentivo aos saberes e espaços constituídos estão restritos a poucos (e configurados para gerar desconforto e desânimo para outros). Discuto aqui como o espetáculo de dança intitulado Desassossego em branco traz, através da arte, questões relevantes para pensarmos as diferentes corporalidades não-hegemônicas, no caso, corpos de pessoas não-videntes. Parto do pressuposto que o conhecimento não-vidente é uma forma legítima de vivenciar e traduzir o mundo, apesar das estruturas sociais pouco acolhedoras e excludentes que temos. O espetáculo descontrói a ideia da deficiência e mostra como a experiência corporal se exprime para muito além do lugar da falta.
Abstract: Analyzing Anthropology of the body and anthropology of performance productions, I seek to understand social expectations on the healthy body and its implications. When defining corporal patterns we create stigmas that constrain those who wont wield. Transit (material and intellectual) and encouragement to knowledges and constituted spaces are restricted to few (and configured to discomfort and discourage others). I discuss how the spectacle intitled Desassossego em branco brings, throughout art, relevant questions for us to think about different non-hegemonic corporalities, in this case, sightless bodies. I share the idea that sightless knowledge is a legitimate way to live and translate the world, even in our not welcoming and excluding social structure. The spectacle deconstruct the idea of disability and show how bodily experience show itself beyond the principle of lacking.
Asunto: Antropologia
Cegos
Performance (Arte)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJFQS
Fecha del documento: 31-mar-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
felipe_moreira___s__se_dan_a_no_escuro.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.