Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJFQS
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Só se dança no escuro: reflexões sobre a não-vidência a partir do espetáculo Desassossego em branco" |
Autor(es): | Felipe Flites Moreira |
Primeiro Orientador: | Andrei Isnardis Horta |
Primeiro membro da banca : | Érica Renata de Souza |
Segundo membro da banca: | Joana Belarmino de Sousa |
Resumo: | Através das reflexões suscitadas pela Antropologia do corpo e da performance, busco compreender a expectativa social de um corpo sadio e suas implicações. Ao definir padrões corporais, criamos estigmas que causam constrangimento aos que não se conformam. O trânsito (material e intelectual) e incentivo aos saberes e espaços constituídos estão restritos a poucos (e configurados para gerar desconforto e desânimo para outros). Discuto aqui como o espetáculo de dança intitulado Desassossego em branco traz, através da arte, questões relevantes para pensarmos as diferentes corporalidades não-hegemônicas, no caso, corpos de pessoas não-videntes. Parto do pressuposto que o conhecimento não-vidente é uma forma legítima de vivenciar e traduzir o mundo, apesar das estruturas sociais pouco acolhedoras e excludentes que temos. O espetáculo descontrói a ideia da deficiência e mostra como a experiência corporal se exprime para muito além do lugar da falta. |
Abstract: | Analyzing Anthropology of the body and anthropology of performance productions, I seek to understand social expectations on the healthy body and its implications. When defining corporal patterns we create stigmas that constrain those who wont wield. Transit (material and intellectual) and encouragement to knowledges and constituted spaces are restricted to few (and configured to discomfort and discourage others). I discuss how the spectacle intitled Desassossego em branco brings, throughout art, relevant questions for us to think about different non-hegemonic corporalities, in this case, sightless bodies. I share the idea that sightless knowledge is a legitimate way to live and translate the world, even in our not welcoming and excluding social structure. The spectacle deconstruct the idea of disability and show how bodily experience show itself beyond the principle of lacking. |
Assunto: | Antropologia Cegos Performance (Arte) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJFQS |
Data do documento: | 31-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
felipe_moreira___s__se_dan_a_no_escuro.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.