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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estudo de estabilidade da frente de escavação de túneis rasos em solo
Autor(es): Matheus de Oliveira Rocha
primer Tutor: Maria das Gracas Gardoni Almeida
primer Co-tutor: Andre Pacheco de Assis
primer miembro del tribunal : Rodrigo Peluci Figueiredo
Segundo miembro del tribunal: Lucio Flavio de Sousa Villar
Resumen: O crescente uso do espaço subterrâneo nas grandes cidades tanto para a locomoção de pessoas, como para o desenvolvimento de infraestrutura como saneamento, contenção de enchentes e transporte de água, de maneira geral têm contribuído para o aumento das obras de escavação de túneis em condições geológicas pouco favoráveis. Por isso, os estudos relacionados à escavação de túneis em solos de baixa resistência têm intensificado ultimamente. A preocupação com a frente de escavação para esse tipo de solo é grande, uma vez que na maioria dos túneis urbanos a resistência à ruptura do solo não satisfaz as condições de estabilidade para a escavação da face plena. Na presente pesquisa, para a análise da estabilidade da frente de escavação de túneis em solo foram apresentados modelos observacionais empíricos, modelos matemáticos baseados na análise limite da Teoria da Plasticidade e o uso do método dos elementos finitos. Este último método tem sido bastante utilizado, porém ele ainda requer computadores potentes e tempo computacional considerável para a geração de resultados. A certificação do uso de modelos matemáticos mais simples pode ser útil na engenharia prática como na interpretação do comportamento do maciço (determinação do FS) e, até mesmo para identificar quais situações necessitam ou não de análises mais criteriosas. Este estudo apresenta uma comparação entre alguns métodos de análise da estabilidade da frente de escavação de túneis escavados em solo, utilizando os modelos matemáticos analíticos, baseados na análise limite da Teoria da Plasticidade propostos por Leca e Dormieux (1990) e Mollon et al. (2009), e o método de elementos finitos por meio do software Plaxis 3D. Os resultados obtidos constataram que, em relação ao método dos elementos finitos, o modelo de Leca e Dormieux mostrou-se pouco conservador, ao passo que os resultados apresentados pelo método de Mollon et al. (2009) mostraram-se bastante satisfatórios e úteis para o uso prático.
Abstract: The increasing use of the underground in large cities for both locomotion of people, as to the development of services such as sanitation, flood control and water transport, in general have contributed to the increase of the tunnel excavation in unfavorable geological conditions. Therefore, the studies of tunnels bored in soils of low resistance have intensified lately. The concern with the front of a tunnel driven in this type of soil has enlarged, since in most urban tunnels the collapse strength of the soil does not meet the conditions of stability for the full face excavation. In the present research, the analysis of the face stability of tunnels were presented by empirical observational models, mathematical models based on the theory of Plasticity for limit analysis and the use of the finite element method. The latter method has been widely used, however, they still require powerful computers and considerable computational time for generating results. The use of simpler mathematical models can be useful in engineering practice as in the interpretation of the behaviour of the soil (determination of FS) and even to identify which situations require more insightful analysis or not. This study presents a comparison of some methods of analysis of the stability of the tunnel face excavated in soil, using the analytical, mathematical models based on the theory of Plasticity limit analysis proposed by Leca and Dormieux (1990) and Mollon (2009), and the finite element method through the Plaxis 3D software. The results found that, in relation to the finite element method, the model of Leca and Dormieux proved to be less conservative, while the results presented by the method of Mollon et al. proved quite satisfactory and useful for practical use.
Asunto: Mecânica do solo
Túneis
Escavação
Estabilidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RWJQN
Fecha del documento: 20-feb-2014
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